ESG na Moda
- Lucieli
- 25 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O que vem a ser ESG? Ou traduzindo a sigla para o português, ASG.
No mundo dos negócios, o ESG é considerado hoje um dos principais critérios para avaliar o desempenho de uma empresa. A sigla vem do inglês - environmental, social e governance. De acordo com o Pacto Global, iniciativa do setor privado para o desenvolvimento sustentável vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), “o ESG é um índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o meio ambiente, o social e a governança”. O Pacto Global entende ainda que “a medida oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo”.
A aplicabilidade do ESG em relação com a Moda é um dos pilares da proposta de mudança global e mudança de mentalidade da sociedade para atingirmos um meio ambiente equilibrado com respeito às pessoas.
Meio ambiente, Social e Governança são termos essenciais e atitudes concretas que devem ser aplicados pelas empresas a ponto de alcançarem credibilidade no mercado tanto para com os investidores quanto para os consumidores.
ESG é a mudança de mentalidade para um mundo melhor.
Então a pergunta é: Se você tem uma empresa no ramo da moda, uma marca, você está aplicando a ESG quando você fala em sustentabilidade via marketing ?
Reflito então sobre a importância do ESG na Moda. Muita gente critica o instituto e o vê como uma falácia, mas observando, lendo muito e estudando os casos e as propostas das marcas, fica claro que a culpa não é do ESG, e sim do empresário da moda, que ao não contratar profissionais capacitados e com o conhecimento sobre a aplicabilidade do Instituto, enganam o mercado e o consumidor final.
Não existirá moda sem meio ambiente, sem respeito às diversidades e sem a consciência de quem a administra.
Esta é a proposta, a fiscalização e cobrança pela aplicação efetiva do ESG na indústria da moda.
Comments